Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

E O JANEIRO JÁ PASSOU

NEUZA MACHADO

E O JANEIRO JÁ PASSOU

NEUZA MACHADO


E o Janeiro Já Passou
neste 2012 sensato...
No Brasil, tudo mudou
pra melhor! Isto é um fato!

Teve jornalista dizendo
que o Povão é Mui Bobão,
ao aplaudir o dividendo
entre os Pobrins da Nação.

Disse o Tal jornalista
(por certo, um Papa-Ovo!),
que o Movimento Dilmista
pretende enganar o Povo.

Afirmou o jornalista,
na Coluna do Jornal,
que o Governar Dilmista,
nada fez de Especial...

Chamou o Povão de parvo
na Coluna do Jornal...
um jornalista alarvo
que se acha o maioral...

O dito mostrou saudade
Da Vei-Miséria Sem-Igual...
No Passado da Maldade,
Passar Fome Era Normal...

O Estressadim Jornalista
pegou o Bonde do Riquim...
Aplaude o Imperialista
Que quer domar o Pobrim...

O Povão não é bobo não!
Agora já sabe ler!
Pois descobriu a intenção
De quem lhe augura um mau-viver!

E na Próxima Eleição,
apesar do jornalista,
o Brasileiro-Povão
não escorregará na Pista...

Pois na Próxima Eleição,
sem Cabresto a lhe guiar,
o maioria do Povão
saberá em quem votar...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 DE JANEIRO DE 2002 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - 16

NEUZA MACHADO

20 DE JANEIRO DE 2002 - EPÍSTOLA AOS HOMENS DO FUTURO - 16

NEUZA MACHADO

(Para o Brasileiro Consciente do Brasil-País do Futuro lembrar-se sempre que existiu um Brasil-Tristes Trópicos até o Final do Século XX)

Meus Amigos do Futuro Brasilês, hoje, 20 de Janeiro de 2002 (lembrem-se sempre do anno de 2002 no Maravilhoso Futuro Brasileiro de Vocês), os Hipercariocjônios estão a comemorar uma Data Muito Importante no Calendário Brasilês. Escrevo-lhes, narrando-lhes os Acontecimentos Actuais, reportando-me também ao Passado Histórico, porque desejo imensamente que as Datas Gloriosas de meu País, o Brasil Varonil, jamais sejam esquecidas pelos que ainda estão por nascer (que todo o correr deste Anno de 2002, até às eleições do final do anno, jamais seja esquecido por Vocês, Meus Amigos do Futuro Brasilês Sem-Muro!).

20 de Janeiro de 2002: hoje, a Hipermegapolis Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (sete vezes hiper, setenta vezes mega e setenta vezes sete redundante Polis) comemora a Data de seu Padroeiro. Os Descobridores do Brasil Varonil (os Intrépidos Portugueses), comandados por Mem de Sá, chegaram aqui em meados do Século XVI. Nessa época, os Franceses já estavam estabelecidos na Baía de Guanabara desde 1555. Em janeiro de 1560, Mem de Sá, aproveitando-se de um descuido de Nicolas Durand de Villegaignon, o poderoso e irascível chefe da França Antártica (Villegaignon estava na Europa defendendo-se de algumas acusações), desalojou os Franceses e se maravilhou com as belezas naturais desta Parte do Mundo. Depois, voltou para a Província da Bahia, Centro de seu Governo, deixando, novamente, a Baía de Guanabara ao léu. Os franceses, por certo, não se conformaram com a perda de tão Bello Território e retornaram, desejosos de serem os Únicos Donos da Extensão de Terra Mais Bonita do Planeta. Em 1564, Estácio de Sá, sobrinho de Mém de Sá, chegou com seus Companheiros a Baía de Guanabara, e, em 1o de Março de 1565, fundaram a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (uma homenagem ao Jovem Soberano de Portugal, D. Sebastião, e ao Mártir da Igreja Romana da Época de Diocleciano, São Sebastião). Entretanto, os Franceses continuavam lutando pela Posse da Terra, e, em 20 de Janeiro de 1567, depois de Sete Annos de Contendas, Estácio de Sá voltou à Região Maravilhosa com o firme propósito de espantar os Franceses e aqui estabelecer uma Estável Comunidade Portuguesa. Estácio de Sá conseguiu vencer os Colonos Imigos, e, a partir de então, iniciou-se a Evolução da Cidade que se eternizaria quomodo a Mais Bella Polis do Mundo Rotundo.

São Sebastião, meus Amigos Brasileses do Futuro!, segundo a História da Religião de Cristo, foi um Soldado Romano que se compadeceu dos Sofrimentos dos Cristãos, perseguidos e encarcerados nas masmorras, ajudando-os de todas as formas. De acordo com Fontes Históricas Fidedignas, Sebastião era oriundo de Família já convertida ao Cristianismo e cresceu desenvolvendo seu Espírito Caritativo, cuidando com Amor dos Menos Favorecidos. Naquela Época (Século III d.C.), o Imperador Romano (adorador de deuses pagãos) mandava Castigar Impiedosamente os Adeptos do Cristianismo. Sebastião, na Flor de Sua Juventude, replecto de Ideais Religiosos, alistou-se no Exército de Diocleciano (ocultando sua Fé nos Preceitos do Cristianismo) e, por incrível que pareça, tornou-se o braço direito do Imperador Malvado. Evidentemente, sua Causa era a Libertação dos Cristãos, os quais Sobviviam Encarcerados nas Superlotadas Prisões de Roma. Os Castigos eram Terríveis: os Cristãos eram Chicoteados, ou Queimados Vivos, ou Jogados às Feras, e Intimados a adorarem os deuses pagãos. Sebastião, utilizando-se das Reveladoras Palavras dos Textos Sagrados, procurava Catequizar os Infiéis. O Prefeito de Roma, por exemplo, sensibilizou-se com as Pregações de Sebastião e, com toda a sua família, aceitou a Nova Religião.

Um dia, Sebastião foi denunciado ao Imperador. Por causa de sua Bondade para com os Convertidos ao Cristianismo, foi Martirizado. Primeiramente, os Soldados amarraram-no em um Tronco e o Flecharam, sem afetar os órgãos vitais. Abandonaram-no em seguida, acatando assim a Ordem do Imperador, que queria supliciá-lo com uma Morte Lenta. Graças ao Auxílio de uma Mulher, que o achou com Vida e o Curou Secretamente com Óleos Medicinais, Sebastião sobreviveu. Depois de Curado, Corajosamente, procurou o Imperador, ansioso por mostrar-lhe o Poder de Deus. Diocleciano, enfurecido com a atitude de Sebastião, ordenou que o levassem ao Circo de Roma para ser Morto por Espancamento.

E assim, por Amor ao Único Deus dos Cristãos, o Ex-Soldado Romano foi Supliciado na Terra, mas alcançou a Recompensa no Céu. A Igreja Católica Romana, em agradecimento à sua Religiosidade e Heroísmo, colocou-o no Patamar Celestial dedicado aos Santos Mártires da Igreja de Jesus Cristo, o Salvador da Humanidade. Depois da Morte e Ressurreição do Filho de Deus, durante os Primeiros Séculos do Cristianismo, muitos Convertidos foram Martirizados e Sacrificados, porque não aceitaram Renegar os Dogmas da Nova Religião que, posteriormente, se expandiu pela Europa na Era Medieval.

Para que Vocês, meus Amigos do Futuro Brasilês!, jamais esqueçam as Ocorrências Históricas deste Início de Terceiro Milênio (20 de Janeiro de 2002), saibam que nada mudou neste Planeta Rotundo. As Brigas por Questões Religiosas continuam. Na Irlanda do Norte, desde o Século Passado (o Século XX), os Seguidores de Cristo lutam entre si. Posicionam-se quomodo adoradores do mesmo Deus e, no entanto, matam-se mutuamente. Os Protestantes Irlandeses jogam bombas mortíferas nos católicos e vice-versa (confiram na Internet de Vocês, aí no Futuro!). Será que o Deus dos Católicos da Irlanda do Norte não é o mesmo Deus dos Protestantes de lá? Será? Não há quomodo entender as Brigas Religiosas, quaisquer que sejam, muito menos quando os Oponentes são, ambos, adeptos do Cristianismo e adoram o Único Deus dos Cristãos.

Assim, meus Amigos do Brasilês Futuro!, as Guerras continuam por acá (no Passado de Vocês), em cada Cantinho de nosso Globo Terrestre. Agora, por exemplo (janeiro de 2002), em São Paulo, um Grande e Rico Estado do Brasil Varonil, com sua Cidade-Capital Três Vezes mais Poderosa do que a Cidade do Rio de Janeiro, em verdade, actualmente (janeiro de 2002), a Maior Cidade de meu Amado País, reiniciou-se uma Espécie de Guerra, Intermitente, já Antiga e Conhecida em nosso Território: a Guerra Política. Hoje, pela Manhã, o Prefeito da Cidade de Santo André foi encontrado Morto, depois de ter sido sequestrado. Os sequestros com mortes tornaram-se assuntos corriqueiros neste meu Momento Histórico de Incríveis Calamidades Sem-Fim.

Outras notícias de 20 de Janeiro de 2002: Quomodo já noticiei-lhes, meus Amigos do Futuro Brasilês!, as Guerras continuam. Os Inocentes continuam pagando pelos Pecadores.

Nesta Semana (13 a 20 de Janeiro de 2002), um helicóptero, com Soldados Americanos do Norte caiu no Afeganistão. Os Soldados da Terra atiram nos Soldados do Ar e vice-versa.

Muitas Crianças e Adolescentes do Brasil Varonil e do Mundo Rotundo são vítimas de abusos sexuais (confiram a notícia aí na Internet de Vocês: Janeiro de 2002). Infelizmente, neste início de 2002, raramente os Criminosos vão para a Cadeia.

A Dengue Hemorrágica, uma Terrível Doença transmitida por um Mosquitinho Pequenininho, que se prolifera nas Águas Estagnadas e Maltratadas do Imenso Brasil Varonil (desde Antigas Eras), retornou, nesse já Passado Verão Abrasador de 2001 até este Super Quente 20 de Janeiro de 2002, com seus Temporais Violentíssimos, e, no Intervalo de Poucos Dias, fez sua Terceira Vítima no Rio de Janeiro (confiram as minhas Actuais palavras aí na Internet do Futuro de Vocês!). A Doença Epidêmica já é bem antiga por acá e, até agora, infelizmente, não foi devidamente exterminada.

Morreu o Grande Vavá, um Famoso Jogador de Futebol de nosso Glorioso Passado de Antigas e Inesquecíveis Victórias Futebolísticas. Em Priscas Eras, os jogadores brasileiros eram realmente valerosos e a Seleção de Futebol do Brasil Varonil sempre saía Vencedora nas diversas Disputas pela Copa do Mundo (para nos alegrar e assim esquecermos nossos Insolúveis Problemas!).

Hoje (20 de Janeiro de 2002, não s’esqueçam!), na Calada da Noite, em Plena Madrugada, Delinquentes, ou Fanáticos Religiosos, picharam a Estátua de São Sebastião, localizada no Centro da Cidade do Rio de Janeiro (confiram a minha notícia aí na Internet do Futuro de Vocês!). Felizmente, os Garis Gloriosos de nossa Polis Maravilhosa, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, trabalharam Triplicado e o Monumento ao Santo Brilhou com a Bem-Vinda Limpeza. Aliás, já que, neste 2002, começamos Limpando a nossa Incomum Realidade, os Outros Monumentos e as Belíssimas Igrejas e os Antigos e Magníficos Casarões do Centro da Cidade Maravilhosa estão necessitando de Drásticas Limpezas Urgentes (não vêem limpeza há séculos seculorum!). O Brasil Varonil também está precisando de Muita Necessária Limpeza a partir do Mês de Outubro de 2002 (espero confiante que seja Ardorosamente Limpo Dali em Diante! Que venha com muita força o Mês de Outubro de 2002!).

Enfim, Meus Muito Ricos Amigos do Futuro Brasilês! [digo isto porque tenho plena certeza de que o Brasil será a Sexta Potência Econômica Mundial no Final do Anno de 2011, ultrapassando inclusive a Inglaterra, e espero estar viva em 2011 para comemorar a Independência Financeira do Brasil nesse Anno de 2011 aqui assinalado], neste 20 de Janeiro de 2002, a Festa do Padroeiro São Sebastião Aconteceu. Mais de Quinze Mil Fiéis acompanharam a Procissão, entoando Cânticos Religiosos e dando Vivas a São Sebastião (agradecendo contritos os Novos Esperançosos Ares que já estão a aproximar-se). A Pichação dos Desocupados não conseguiu Embaçar o Brilho da Festa (de Agradecimento!). A Procissão saiu da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, e seguiu até a Catedral Metropolitana da Maravilhosa Cidade (os Padres Católicos do Brasil Varonil infelizmente não conhecem o motivo real para tanto Esperançoso Agradecimento!).

Há muitas Outras e Intermináveis Notícias: os passarinhos continuam cantando; os animais ainda existem no Mundo Rotundo (não obstante as matanças diárias); há peixes nos rios e há peixes no mar (apesar das pescas diárias); ainda há florestas (acreditem!); crianças continuam nascendo; outras, morrendo; há velhos bem tratados e velhos maltratados; há jovens saudáveis e jovens viciados em drogas entorpecentes; o Racionamento de Energia Elétrica, Exigido pelo Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, Continua Vigorando Imperioso neste Mês de Janeiro de 2002 (apesar dos Temporais Apocalípticos; muita água de chuva a inundar-nos); o Sol Imperador continua Brilhando Brilhando Brilhando; e o Mundo Rotundo graças a Deus continua Girando Girando Girando Girando Girando Girando; et cœtera; etc.; etc...

Até a Próxima Semana! Por ora, recebam os Milhões, Bilhões, Trilhões de (Inumeráveis) Beijos Transtemporais da

ODISSEIA MARIA, Filha Legítima de Antoinzim-Papai de Sousa Moreira da Costa do Marfim Pereira da Cunha Aquileu e Pelides e Muitos Outros Sobrenomes Maiorais de Minas Gerais, Descendente de Notáveis Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas (e um Talentoso Cantador e Tocador de Violão nas Festas da Roça Mineira) e Jane-Mamãe Damacio de Amorim e Sant’Anna Romano Martins Briseides de Ogiges e Muitos Outros Sobrenomes Maiorais de Minas Gerais (a Mãe-Coragem do Interior do Brasil Varonil).

P.S.: Agradecimentos Sinceros aos Amigos e Amigas do Futuro Brasilês Sem-Muro que já estão lendo as minhas Cartinhas Dominicais e enviando-me Gratificantes E-Mails Transtemporais. Muito Obrigada!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS


06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS

NEUZA MACHADO

(Três Reis Magos - Ruth Christensen - Pintura feita com a boca - Pintores que pintam com a boca e os pés)

Há exatos treze anos, em 1999, eu estava escrevendo uma narrativa de intrincada tessitura, refletora de uma ainda frágil percepção – meio consciente – de um momento histórico brasileiro politicamente instável e escorregadio. Apesar do predomínio da pré-consciência em relação à minha realidade exterior, eu estava plenamente consciente de que a minha visão, exposta naquela dita narrativa, nunca seria publicada em formato de livro. Porém, apesar das prováveis rejeições a uma publicação terem tomado forma em meu pensamento, apresentei o meu copião do texto a algumas editoras do Rio de Janeiro, apenas para confirmar aquilo que já havia pressentido: as incômodas e depreciativas negativas.

Anos depois (de 13 de outubro de 2009 – dia em que expus o primeiro capítulo para o conhecimento do leitor que se interessasse em lê-lo – até 07 de dezembro de 2009: trigésimo capítulo), com o advento da Internet, passei a publicar a referida narrativa em meu Blog Caffe Com Litteratura (infelizmente, trechos longos para Internautas apressados). Posteriormente, refiz trechos do texto, por ocasião das eleições de 2010, em meu outro Blog, o NeuMac, agraciando os leitores afins com pequenos parágrafos, os quais visavam produzir uma interação entre o texto anterior e a realidade das eleições daquele ano que, Graças a Deus! e aos Eleitores Conscientes!, elegeu a Senhora Dilma Rousseff como Presidenta do Brasil. Essa dádiva de revitalizar o texto e republicar alguns pequeninos trechos só foi alcançada pela possibilidade de um assunto do passado interagir positivamente com as propostas políticas relacionadas ao Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva que, àquela altura, já estava se despedindo do cargo e anunciando o seu apoio à eleição da Senhora Dilma Vana Rousseff. O imperioso desejo de publicação e o consequente ato de acionar a mesma resultaram da grande motivação produzida pela visitação dos Leitores aos meus blogs (mantidos, diga-se de passagem, com os meus próprios e parcos recursos financeiros, pois os mantenho sem precisar de proteção financeira exterior, contando apenas com o indispensável e amoroso e gratuito amparo técnico de meu filho Alexandre Machado).

Por todos esses motivos apresentados aos meus Leitores constantes e aos eventuais, envio-lhes todo o meu carinho e estima! Mas como já constatei por experiência própria que os Internautas-Leitores não têm o hábito ou o tempo suficiente para procurar os arquivos antigos dos Blogs visitados, apresento-lhes hoje um pequeno trecho da narrativa original de Odisséia Maria. O excerto da referida narrativa, hoje aqui postado, foi escrito em 1999 no dia dedicado aos Reis Magos. Assim, embalados pela mágica da busca empreendida pelos Sábios Astrólogos, seguidores da Estrela de Belém, convido-os (os que estão chegando agora) a apreciarem alguns trechos ou capítulos desta minha mágica Odisséia Literária do Final do Século XX e Início do Século XXI, na qual depositei preciosas informações daquele momento histórico do Brasil. Para facilitar-lhes a busca, acessem o meu Blog neuzamachado.blogspot.com e caffecomlitteratura.blogspot.com. Ali, Vocês, Internautas-Amigos que me honram com suas leituras, encontrarão os capítulos que os levarão gradativamente ao conhecimento da narrativa completa.

Eis o trechinho hoje aqui apresentado em homenagem aos Reis Magos:


TRECHO DE MINHA NARRATIVA ODISSÉIA MARIA:

“... mas, como eu ia dizendo, retomando este fio de Ariadne Aracnídea do Novello Enrolado – o fio precioso da princesa divina da Mitologia do Ontem –, lá vou eu, Ana Odisséia Ulissíada dos Mil Dias de Amor, mas nunca serei a rainha da Inglaterra, não senhor!; neste 06 de janeiro de 1999, dia dos Reis Magos, aqueles mesmos reis que homenagearam Jesus no dia de seu nascimento, os Benditos Astrólogos do Oriente Otomante, eles previram o nascimento incomum e seguiram o rastro da Estrela D’Alva Brilhante, e os cristãos de hoje rejeitam a Astrologia Actuante, no entanto, a Bíblia Cristã exalta os Magnificentes Astrólogos do Oriente Brilhante, eles viajaram, vindos das terras distantes, eles homenagearam o Menino e a Sagrada Família com dádivas preciosas, azeite, incenso e mirra, há dois mil anos atrás, na Gruta de Belém em Jerusalém; lá vou eu, neste 06 de janeiro de 1999, com o Sol em Capricórnio mui favorável, apesar do temporal violentíssimo no Rio de Janeiro, de volta para o meu aconchegante micro-apartamento de bicho da seda na Tijuca Retumbante Rebombante e Fascinante; lá vou eu, Odisséia-Luzia-Mulher-Destemida, singrando esses ares poluídos nunca dantes navegados por nenhum foguete interplanetário de carreira, ansiosa por chegar a um aeroporto por certo seguro e sem poluição sonora e ambiental, imersa nos milhões de pensamentos heróicos das heroicidades diárias, atravessando novamente a Ponte Rio-Niterói dos Fascinantes Sonhos Ousados, agora em sentido contrário, sim senhor!, sonhando com o Almirante Guillén dos Mares do Norte, desconhecido atilado e ousado Almirante, preenchendo minhas fantasias senis; lá vou eu, de volta para o futuro, vivendo o dezembro de 1999, quando todas as previstas mudanças serão bem vindas, amorosas e sociais, quando virarei a página do passado encantado, para entrar no ano 2000 com o pé direito em direção a um interessante futuro dinâmico, sabendo que horizontes luminosos brilhantes estarão se abrindo para mim; em dezembro de 1999, Plutão continuará em Sagitário; Marte, Netuno e Urano em Aquário; Mercúrio Voante em Sagitário Alargante, meu signo do coração jovial; Saturno Severo estará em Touro Moureante, retrógrado, mas sempre actuante; Júpiter Troante em Áries Rompante; e Vênus Bellíssima Dama Vermelha em Escorpião, passando para Sagitário Praláde Mandão no primeiro dia do ano 2000 do Calendário Cristão; Vênus Madrinha de Nascimento neste dezembro futuro estará em Escorpião Pensador, e eu estarei novamente comemorando a passagem do anno com a família; ou, talvez!, em Paris das Histórias Super Românticas, assistindo feliz a passagem do Ano Assinalado do alto da Torre Eiffel, jogando confete no povo animado, tomando champanha e degustando caviar Sevruga, distribuindo gorjetas em euro, a recente moeda do século, em Paris...

(A moeda Euro foi anunciada para o Mundo no início de janeiro de 1999 e no mesmo momento foi registrado o acontecimento nas páginas desta minha narrativa Odisséia Maria)