Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS


06 DE JANEIRO - DIA DEDICADO AOS REIS MAGOS

NEUZA MACHADO

(Três Reis Magos - Ruth Christensen - Pintura feita com a boca - Pintores que pintam com a boca e os pés)

Há exatos treze anos, em 1999, eu estava escrevendo uma narrativa de intrincada tessitura, refletora de uma ainda frágil percepção – meio consciente – de um momento histórico brasileiro politicamente instável e escorregadio. Apesar do predomínio da pré-consciência em relação à minha realidade exterior, eu estava plenamente consciente de que a minha visão, exposta naquela dita narrativa, nunca seria publicada em formato de livro. Porém, apesar das prováveis rejeições a uma publicação terem tomado forma em meu pensamento, apresentei o meu copião do texto a algumas editoras do Rio de Janeiro, apenas para confirmar aquilo que já havia pressentido: as incômodas e depreciativas negativas.

Anos depois (de 13 de outubro de 2009 – dia em que expus o primeiro capítulo para o conhecimento do leitor que se interessasse em lê-lo – até 07 de dezembro de 2009: trigésimo capítulo), com o advento da Internet, passei a publicar a referida narrativa em meu Blog Caffe Com Litteratura (infelizmente, trechos longos para Internautas apressados). Posteriormente, refiz trechos do texto, por ocasião das eleições de 2010, em meu outro Blog, o NeuMac, agraciando os leitores afins com pequenos parágrafos, os quais visavam produzir uma interação entre o texto anterior e a realidade das eleições daquele ano que, Graças a Deus! e aos Eleitores Conscientes!, elegeu a Senhora Dilma Rousseff como Presidenta do Brasil. Essa dádiva de revitalizar o texto e republicar alguns pequeninos trechos só foi alcançada pela possibilidade de um assunto do passado interagir positivamente com as propostas políticas relacionadas ao Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva que, àquela altura, já estava se despedindo do cargo e anunciando o seu apoio à eleição da Senhora Dilma Vana Rousseff. O imperioso desejo de publicação e o consequente ato de acionar a mesma resultaram da grande motivação produzida pela visitação dos Leitores aos meus blogs (mantidos, diga-se de passagem, com os meus próprios e parcos recursos financeiros, pois os mantenho sem precisar de proteção financeira exterior, contando apenas com o indispensável e amoroso e gratuito amparo técnico de meu filho Alexandre Machado).

Por todos esses motivos apresentados aos meus Leitores constantes e aos eventuais, envio-lhes todo o meu carinho e estima! Mas como já constatei por experiência própria que os Internautas-Leitores não têm o hábito ou o tempo suficiente para procurar os arquivos antigos dos Blogs visitados, apresento-lhes hoje um pequeno trecho da narrativa original de Odisséia Maria. O excerto da referida narrativa, hoje aqui postado, foi escrito em 1999 no dia dedicado aos Reis Magos. Assim, embalados pela mágica da busca empreendida pelos Sábios Astrólogos, seguidores da Estrela de Belém, convido-os (os que estão chegando agora) a apreciarem alguns trechos ou capítulos desta minha mágica Odisséia Literária do Final do Século XX e Início do Século XXI, na qual depositei preciosas informações daquele momento histórico do Brasil. Para facilitar-lhes a busca, acessem o meu Blog neuzamachado.blogspot.com e caffecomlitteratura.blogspot.com. Ali, Vocês, Internautas-Amigos que me honram com suas leituras, encontrarão os capítulos que os levarão gradativamente ao conhecimento da narrativa completa.

Eis o trechinho hoje aqui apresentado em homenagem aos Reis Magos:


TRECHO DE MINHA NARRATIVA ODISSÉIA MARIA:

“... mas, como eu ia dizendo, retomando este fio de Ariadne Aracnídea do Novello Enrolado – o fio precioso da princesa divina da Mitologia do Ontem –, lá vou eu, Ana Odisséia Ulissíada dos Mil Dias de Amor, mas nunca serei a rainha da Inglaterra, não senhor!; neste 06 de janeiro de 1999, dia dos Reis Magos, aqueles mesmos reis que homenagearam Jesus no dia de seu nascimento, os Benditos Astrólogos do Oriente Otomante, eles previram o nascimento incomum e seguiram o rastro da Estrela D’Alva Brilhante, e os cristãos de hoje rejeitam a Astrologia Actuante, no entanto, a Bíblia Cristã exalta os Magnificentes Astrólogos do Oriente Brilhante, eles viajaram, vindos das terras distantes, eles homenagearam o Menino e a Sagrada Família com dádivas preciosas, azeite, incenso e mirra, há dois mil anos atrás, na Gruta de Belém em Jerusalém; lá vou eu, neste 06 de janeiro de 1999, com o Sol em Capricórnio mui favorável, apesar do temporal violentíssimo no Rio de Janeiro, de volta para o meu aconchegante micro-apartamento de bicho da seda na Tijuca Retumbante Rebombante e Fascinante; lá vou eu, Odisséia-Luzia-Mulher-Destemida, singrando esses ares poluídos nunca dantes navegados por nenhum foguete interplanetário de carreira, ansiosa por chegar a um aeroporto por certo seguro e sem poluição sonora e ambiental, imersa nos milhões de pensamentos heróicos das heroicidades diárias, atravessando novamente a Ponte Rio-Niterói dos Fascinantes Sonhos Ousados, agora em sentido contrário, sim senhor!, sonhando com o Almirante Guillén dos Mares do Norte, desconhecido atilado e ousado Almirante, preenchendo minhas fantasias senis; lá vou eu, de volta para o futuro, vivendo o dezembro de 1999, quando todas as previstas mudanças serão bem vindas, amorosas e sociais, quando virarei a página do passado encantado, para entrar no ano 2000 com o pé direito em direção a um interessante futuro dinâmico, sabendo que horizontes luminosos brilhantes estarão se abrindo para mim; em dezembro de 1999, Plutão continuará em Sagitário; Marte, Netuno e Urano em Aquário; Mercúrio Voante em Sagitário Alargante, meu signo do coração jovial; Saturno Severo estará em Touro Moureante, retrógrado, mas sempre actuante; Júpiter Troante em Áries Rompante; e Vênus Bellíssima Dama Vermelha em Escorpião, passando para Sagitário Praláde Mandão no primeiro dia do ano 2000 do Calendário Cristão; Vênus Madrinha de Nascimento neste dezembro futuro estará em Escorpião Pensador, e eu estarei novamente comemorando a passagem do anno com a família; ou, talvez!, em Paris das Histórias Super Românticas, assistindo feliz a passagem do Ano Assinalado do alto da Torre Eiffel, jogando confete no povo animado, tomando champanha e degustando caviar Sevruga, distribuindo gorjetas em euro, a recente moeda do século, em Paris...

(A moeda Euro foi anunciada para o Mundo no início de janeiro de 1999 e no mesmo momento foi registrado o acontecimento nas páginas desta minha narrativa Odisséia Maria)

Nenhum comentário: