Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

QUEIJINHO MINEIRO ROCEIRO PARA O LANCHE DO BLOGUEIRO

NEUZA MACHADO



QUEIJINHO MINEIRO ROCEIRO PARA O LANCHE DO BLOGUEIRO

NEUZA MACHADO


Em Um Passado Encantado,
Nas Férias do Mês de Janeiro,
Eu Saía do Cercado
Do Citadino Telheiro
E, Com Vigor Renovado,
Corria Para o Terreiro
De Um Parente Admirado,
De Muitas Terras, Herdeiro,
Meu Tio, Muito Estimado!,
O TiPedro Violeiro,
Dono di’Espaço Dilatado
Para o Correr do Arteiro
Que Quer Aprender o Doado
De Um Passado Brasileiro.

E Foi Com o Dussanto Machado,
Da Fazenda, o Cozinheiro,
Que Aprendi o Preparado
Do Fabricar Pioneiro,
O Jeito Certo, Conceituado!,
Do Preparo Muito’Afamado
Do Nosso Queijinho Mineiro.


QUEIJO MINEIRO

Ingredientes:

5 litros de leite natural (leite não-industrializado)
1 colher (das de sopa) de fermento lácteo (ou iogurte natural)
1 colher (das de sopa) de coalho
½ xícara (das de café) de água filtrada (para dissolver o coalho)
1 colher (das de café) de sal
2 colheres (das de sopa) de sal (para salgar os lados externos do queijo)


Modo de Fazer:


Em uma panela grande e funda, aqueça o leite, colocando dentro da panela (junto com o leite) um termômetro industrial para medir a temperatura (coloque uma luva na mão porque você vai ter de segurar o termômetro durante o tempo de aquecimento do leite). Espere o aquecimento do leite medir 20oC, e imediatamente misture o iogurte (peneirado) dissolvido no leite (retire um pouco do leite para dissolver o iogurte). Continue com a panela no fogo, com o leite e com o termômetro, até alcançar a temperatura de 35oC.

Retire a panela do fogo, adicione o sal e o coalho (dissolvido na água filtrada). Mexa o leite com uma colher de pau, misturando bem.

Deixe o leite esfriar por 1 hora mais ou menos.

Depois, corte a massa coagulada em quadrados pequenos (corte bem para sair todo o soro).

Depois de cortada a massa, deixe os pedaços repousando em uma vasilha por ½ hora mais ou menos (para soltar todo o soro restante). Em seguida, manipule a massa com uma colher de pau, fazendo movimentos circulares. Faça esta operação umas três vezes (de cinco em cinco minutos), mas cuidado para não desfazer a massa.

Quando perceber que a massa já está no ponto, retire toda o soro restante, utilizando uma peneira ou coador fino aramado. Por último, coloque a massa em uma forma própria.

Já com a massa na forma, espalhe uma colher de sal por cima do queijo. Quando a massa estiver firme (uma 6 horas depois), retire-a da forma, colocando mais sal do lado oposto (o lado que não recebeu sal anteriormente). O Queijo Mineiro poderá ser prensado ou não, vai depender de quem o fabricar. Se for prensado, o tempo não deverá ultrapassar a 2 horas.

Sirva o Queijinho Mineiro feito por Você com Doce de Leite Cremoso (a receita já foi postada neste Bloguinho no dia 17 de janeiro de 2011). Você vai fazer o maior sucesso em sua Cidade, em seu Bairro Residencial ou em sua Comunidade. Você pode acreditar!

Nenhum comentário: