Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ARROZ DE FRANGO À BRASILEIRA PARA BLOGUEIRO E BLOGUEIRA

NEUZA MACHADO



ARROZ DE FRANGO À BRASILEIRA PARA BLOGUEIRO E BLOGUEIRA

NEUZA MACHADO


Ontem Fui Passear,
Estava um Calor Danado!
A Receita do Meu Blogar
Ficou Completamente de Lado.

Mas Hoje, Uma Quinta-Feira!,
Um Dia Muito Animado!,
A Odisséia Cozinheira,
Minha Sócia no Postado,
Expert em Culinária Mineira,
Ensinará o Apurado,
O Preparo Conceituado
Do Arroz de Frango à Brasileira.


ARROZ DE FRANGO À BRASILEIRA

Ingredientes:

1 k de coxa e sobrecoxa de frango
alho espremido (o suficiente para temperar os pedaços de frango)
2 cebolas (picadas em pedaços pequenos)
salsa (indispensável, bastante)
1 folha de louro
pimenta-do-reino (facultativo)
orégano (facultativo)
sal (o suficiente para temperar os pedaços de frango e o arroz)
½ xícara das de chá) de vinho ou vinagre
½ xícara (das de chá) de óleo de milho (colocar pouco óleo de milho; aproveitar a gordura dos pedaços do frango)
2 xícaras (das de chá) de arroz (evitar o arroz parbolizado)
água filtrada e fervida (o suficiente para cozinhar o arroz e os pedaços de frango)
queijo parmesão ralado (para misturar ao arroz depois de pronto, ainda quente)


Modo de Fazer:

Coloque os pedaços de frango em uma vasilha funda e tempere-os com todos os ingredientes dessa receita, excetuando o óleo de milho, o arroz e o queijo parmesão. Deixe os pedaços de frango neste molho de temperos por algumas horas (para pegar o gosto). Depois de algumas horas, em uma panela funda, aqueça um pouco de óleo de milho, em fogo alto, e frite as coxas e sobrecoxas até que fiquem com uma cor dourada (não jogue fora o tempero dos pedaços de frango; escorra o caldo e reserve-o para temperar o arroz). Durante a fritura, vá pingando água nos pedaços de frango para que cozinhem e ao mesmo tempo adquiram a tal cor dourada.

Quando os pedaços estiverem cozidos, na mesma panela, acrescente mais cebola picadinha, alho e o tempero dos pedaços de frango que foi reservado, refogando tudo juntamente com os pedaços de frango (se a cozinheira quiser, poderá acrescentar pedaços de tomate sem semente ao refogado). Deixe os pedaços de frango a cozinhar neste molho. Depois de estarem cozidos, coloque os pedaços de frango em uma bonita travessa que dê para acomodar também o arroz, depois de cozido.

Na mesma panela da fritura dos pedaços de frango, ainda com o óleo e os temperos douradinhos, refogue o arroz (lavado e escorrido), acrescentando água fervente, o suficiente para cozinhá-lo. Durante o cozimento do arroz, prove o sal e veja se há necessidade de colocar mais um pouco (lembre-se de que o óleo em que foi frito os pedaços de frango já continha o sal do tempero, mas, às vezes, há a necessidade de colocar mais um pouco de sal, para que o arroz não fique insosso).

Depois de cozido, retire o arroz do fogo e, com ele ainda quente, misture o queijo ralado. Sirva-o na mesma travessa com os pedaços de frango. Enfeite o prato com raminhos de salsa (bem lavados com água filtrada).

Nenhum comentário: