Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ODISSÉIA MARIA - X

NEUZA MACHADO


ODISSÉIA MARIA

NEUZA MACHADO



DÉCIMO CANTO



mas, como eu ia contando, viajando sonhando de ônibus transestadual, transcendental, voltando de Porto Alegre, numa outra passada viagem incrivelmente memorável, grandiosa, espaçosa; um bello sonho fenomenal!, talvez, em janeiro de 1984, recordo aquele interessante deiforme gaúcho do Olimpo de Porto Alegre, cantando e tocando violão, enviando-me olhares dengosos, e eu, Circe Gordinha Odisséia dos Pobres, sentindo-me rainha aos trinta e sete anos, apesar dos muitos quilinhos a mais, e o gauchinho, tão jovem, Telêmaco Brasileiro dos Pampas do Rio Grande do Sul Mitológico, me olhando, mirando-me, esquecido das outras beldades passageiras, digo, das outras personagens beldades passageiras do Ônibus Interestadual Ficcional Transcendental Monumental Sem-Igual, pobrezinhas, não entendiam nada, não entendiam o interesse do deiforme gauchinho por uma gata-balzáquea gordinha e ronronante, não entendiam nada, coitadas!, o jogo da sedução independe de registro de idade, independe de peso; e o ônibus vai rodando em direção ao infinito de meus sonhos tão lindos, as paradas para o lanche, os olhares dele langorosos, o beija-mão, as promessas de reencontro em um lugar qualquer do Futuro Sonhado, reencontro jamais realizado, e o gauchinho flutuando iluminado no distante passado, nesse passado inventado; neste 04 de janeiro de 1999, atual, Mercúrio está favorável no Céu Astral, e Odisséia Maria poderá viajar tranqüilamente por meio de suas recordações inventadas e reencontrar o gauchinho longínquo, locutor de uma Rádio Gaúcha; se você pesquisar com atenção estas palavras aladas, Mercúrio Veloz continua em Sagitário, daqui a quatro dias estará devagar em Capricórnio, a cercear as minhas palavras sonhadas; por isto, hoje, eu estou tão falante, e Saturno está em Áries Rompante, novamente direto, graças a Zeus; e é bom que Saturno esteja favorável, o velho deus irascível e cerceador, pois Áries é a minha Casa Cinco do Amor no Horóscopo Solar Viajor, e o danadinho vai cortar o meu barato, meu doutor!, não vai permitir qu’eu viaje por aí procurando o tal Novo Amor, eu Circe Irinéia da Grandiosa e Homérica Pá Virada correndo atrás de Ulisses Peralta da Selva Mineira; mas os astros vão me proteger da sisudez de Saturno, já me garantiram, e poderei conhecer alguém especial ao longo de 1999; Plutão Especulador Curioso está em Sagitário, direcionando-me para novas e maravilhosas aventuras interditas, deixando minhas fantasias soltas no ar; então, descubro agora, quem comanda esta minha estranhíssima viagem é Plutão em Sagitário, o Plutão da Astrologia do Século XX é diferente do Plutão da Mitologia Romana, não tem nada a ver com a Mitologia do Ontem, o Plutão de hoje é ficcional, de mentirinha, é meio estranho, mas é bonzinho, não faz mal a ninguém, prejudica somente aos fanáticos por horóscopo; horóscopo não é para ser levado a sério; cuidado para não escrever errado, professora!, não escreva “à sério”, per amor do Senhor!; mas, o que seria de mim, sem essas gotas de ilusão?, que seria de mim?; vivo um momento caótico na História da Humanidade Sem Rumo; ainda bem!, Plutão vai neutralizar a sisudez de Saturno, terei uns 13 annos de muitas transformações pela frente; então, quem comanda mesmo esta minha viagem submersa em uma realidade caótica é Mercúrio Veloz em Capricórnio, recebendo auxílio indireto da presença camuflada de Plutão em Sagitário, com a ajuda também de Urano Pluri-Excêntrico em Aquário, momentaneamente propenso à confraternização; penso, penso e repenso, por baixo dos panos, Plutão Mimético em Sagitário está fazendo das suas, armando alguma coisa em meu benefício; só poderá ser em meu benefício!, planeando harmonizar as forças contrárias; sou sagitariana, não admito copas de fel nesta minha passageira vida real; colocando-se quomodo ponto de partida e encontro para uma nova empreitada em minhas viagens homéricas; e que viagem longa farei, por Zeus!, Plutão está começando o seu percurso em Sagitário, e isto, segundo os Magníficos Videntes Astrólogos do Brasil Varonil, vai durar mais uns treze annos, mais ou menos, não sei bem!; graças a Plutão Assanhadíssimo em Sagitário, a minha criatividade estará a mil por hora, e a minha viagem também, os oragos não se enganam jamais, os exotéricos esotéricos assim pensam; e não apenas Plutão estará me protegendo, ainda bem!, ele não estará em Casas que me prejudicam, ainda bem!, passei por poucas e boas quando ele ocupou Escorpião, seu domicílio astrológico atual; saibais Vossa Mercê, Plutão desalojou Marte neste Século XX, Marte era o patrono de Escorpião Tão Pensante e também de Áries Rompante, tinha duas bellas casas na Roda Astrológica da Grande Fortuna, Plutão apareceu de repente, foi descoberto em 1930 e zás!, apoderou-se de uma das casas de Marte Marciano Praláde Machão, atitude tão natural no Século XX; apesar dos pesados pesares, ainda bem!, ele estará me protegendo nos annos vindouros, ocupando Sagitário por uns 13 annos, ainda bem!; passei por poucas e boas enquanto ele esteve em Escorpião; foram 13 annos de mudanças radicais em my life; agora, em Sagitário, tudo está chuchu beleza e tomate maravilha, mais de 13 annos de pura felicidade pela frente; e não poderia faltar Júpiter Amigo Fiel iniciando o anno de 1999 em Peixes, enchendo de alegrias o meu setor familiar, no dia 13 de fevereiro, na parte da noite, daqui a um mês e dez dias, estará começando a brilhar em Áries a 0° 0’ (zero grau e zero minuto), derrubando assim as influências pesadas de Saturno Severo; graças à minha boa estrela sagitariana, graças a Júpiter Amigável em Áries, viverei em total entrosamento com os meus semelhantes, distribuirei per onde eu passar a minha alegria contagiante de sagitariana feliz e atuante, e poderei me comunicar, falar e cantar, e desenvolver estas minhas fantasias heróicas; para completar tudo isto, neste 04 de janeiro de 1999, Vênus Madrinha de Amores Impossíveis inicia novo trajeto em Aquário Aguadeiro, indicando-me que encontrarei um amor futurista; a Vênus Astrológica em Escorpião nunca me decepcionou!, a Vênus Madrinha!; o amor futurista será, talvez, um visionário, um desses videntes que enxergam o futuro longínquo; o meu presente, agora, é atravessar novamente a Incrível Ponte Rio-Niterói Inspiradora de Fantasias Senis, em direção a São Gonçalo das Causas Perdidas e ao infinito dos meus sonhos mais caros, num dia pra lá de tumultuado, enfrentando a possibilidade de um novo temporal apocalíptico; o ônibus vai devagar e cauteloso, o motorista titânico dirige cautelosamente, atravessa a Ponte do Destino Brasileiro com muito cuidado, o perigo ronda à nossa volta, relâmpagos riscam a escuridão da tarde, trovões ribombam pelo ar, e lá vai o ônibus RJ 117 046, Vila Isabel–São Gonçalo, devagarzinho, atravessando a Imensa e Inacreditável Ponte, uma das Grandes Maravilhas do Mundo Rotundo, uma Ponte Colossal Sensacional ligando duas Grandes Cidades do Brasil Varonil Sem-Igual, as Sete Maravilhas do Mundo Antigo se curvam ante as Maravilhas do Século XX; deixem-me cantar do meu jeito, não do jeito que a Antiga Musa Grega e Romana e Portuguesa canta, para valorizar o meu Brasil Brasileiro e o meu Incomparável Mulato Inzoneiro, amigo do meu amigo Barroso; o pobre muito trabalhou na construção da Ponte de Alguns Operários Desaparecidos no Mar de Escolhos e Para Sempre Olvidados, e ainda trabalha nas construções dos altíssimos edifícios de nosso País Varonil, sujeito também, quem sabe?, a um fim semelhante; mas, como eu ia dizendo, atravesso a Inarrável Ponte Sem-Fim em meio a relâmpagos e trovões aterradores, a tarde perdeu o brilho do Sol de Apolo Cantor, meu Deus!, está escura feito breu, Seu Alceu!; e lá vai o ônibus Vila Isabel-São Gonçalo, não verei hoje o másculo Almirante Guillén rebrilhando na Baía de Guanabara, não verei o Itapeba Um, nem mesmo o Segundo, dois jovens mancebos dos mares do Atlântico Norte; por sorte, o temporal não aconteceu, a viagem corre tranqüila na Ponte da Esperança Sobre o Mar Brasileiro dos Escolhos Cinzentos, o sol ilumina timidamente a Ponte Suspensa dos Sonhos Sem-Fim da Baía de Lethes dos Fluminenses Espectantes, não confundir com os expectantes homens parados que abundam no Mundo; já vejo os navios do outro lado da Ponte dos Amantes Eternais, que maravilha!, estou a ver o Almirante Guillén, com sua barba quadrada e fumando o cachimbo da paz; quem foi o Almirante Guillén?, seu Taussend?, o Real Almirante das Pelejas Antigas e Suas Aventuras Marítimas; vejo a fachada da Unimed do Bairro de Neves das Eternas Promessas Políticas, o mundo de hoje é o mundo das siglas, o homem de hoje se embaralha nas siglas, eu mesma convivo com uma, é a PVC correndo atrás de mim, ela quer me pegar para não mais me largar, mas eu não deixarei a porra da velhice chegar, se isto acontecer, dela me pegar, não vai me derrubar facilmente, lutarei com unhas e dentes, só baixarei a guarda no momento final, quando não puder lutar violentamente com vigor e furor; mas, como eu ia dizendo, vejo, enfim, o Canhão de Guerra do Paraíso de São Gonçalo, há um canhão de guerra na Praça do Paraíso; é hora de descer do ônibus, ou, é hora de saltar do ônibus, ou, é hora de “soltar” do ônibus, “soltar do ônibus” já se tornou uma expressão popular, mas o povo sempre tem razão, meu Irmão, digo, deveria sempre ter razão, nesse caso, o povo está com a razão, o ônibus é uma gaiola esquentada andando sobre rodas, as andas redondas poderosas do divino Pessoa, e os passageiros todos se “soltam” quando saem dele; enfim, cheguei ao meu ponto de ônibus, vou descer do ônibus, vou caminhar um pouquinho, um pouquinho de nada, vou subir triunfalmente as escadarias infinitas do Templo do Glorioso Saber, assinarei o ponto, este ponto é diferente do ponto de ônibus, assinar o ponto indica que não faltei ao trabalho; assinarei o ponto, farei xixi, pois estou apertada, digo, estou com vontade de urinar; lavarei as mãos; também sou humana e faço xixi e defeco e cuspo e arroto e solto gases quomodo qualquer ser humano, Odisséia Maria é pura invenção; agora, já me aliviei!, lavarei as mãos, lavar as mãos é um hábito saudável; vou lanchar um sanduíche de frango com pão dietético, pão diet repleto de farelo de trigo, mais farelo do que trigo; vivo fazendo regime e não emagreço, não, fazer regime é a minha obsessão, é a obsessão de todas as mulheres e homens também, nesses Últimos Annos do Século XX, os padrões de beleza do mundo atual impõem seus ditames, é preciso ser magro neste final de milênio, é preciso ser esbelto, senão, se não, senão a sociedade o rejeitará; ai! de você, professora!, se escrever errado os fatos e feitos circunscritos no mundo profundo; por causa disso, lamento não ter nascido no Século XVI, teria grafado no pergaminho do ontem, à moda dos índios do Brasil Varonil, a maior epopéia já escrita em língua Tupi-Guarani, teria sido bem melhor ter vivido na época das rechonchudas e sensuais mulheres índias de então; se isto tivesse acontecido realmente, eu não estaria aqui, hoje, escrevendo esta viagem inventada; me conformo com os quilos a mais, sou gorda, mas posso emagrecer e me tornar uma anosa bonita; mas quomodo eu ia dizendo, depois do sanduíche de frango feito com pão integral e um guaraná daite ou diet da Antárctica Gelada do Pólo Sul, diet é uma palavra americana, inglês americano, quero dizer, para o entendimento de meu leitor do século vindouro e dos séculos seguintes, e quer dizer dietético na Língua Brasileira copiada dos portugueses; mas, como eu ia dizendo, depois do guaraná diet, irei cumprir a minha obrigação de sofressora, perdão!, de professora, senão, senão, não terei quomodo pagar as contas do mês, meu Irmão,


Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ Professora é sempre um prazer saboreia seus documentários,pela sátira,sutilezas,e humor sagaz.
Obrigado por ser uma operária das letras e compartilhar conosco.

BJs,um forte abraço.

Vera.