Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O FUTURO: OS SEGREDOS DA CULINÁRIA MINEIRA DE ODISSÉIA MARIA

NEUZA MACHADO

Fotografia de Emiliano Martins Sant'Anna (Emilianno de Brises Vovô, o Incomparável Caçador)


DE VOLTA PARA O FUTURO: OS SEGREDOS DA CULINÁRIA MINEIRA DE ODISSÉIA MARIA

NEUZA MACHADO


Além da Saborosa Culinária de Carangola, uma linda Cidade do Estado de Minas Gerais-Brasil, aprecio qualquer outra culinária que satisfaça o meu paladar. Já aprendi, por exemplo, a cozinhar de acordo com os preceitos chineses, japoneses, indianos, et cœtera ― sou fanática por comida oriental ―; aprendi a cozinhar à moda dos Caboclos de Manaus, quomodo, por exemplo, um Peixe ao Iskabaj à Moda Cabocla (escabeche: molho, conserva de temperos refogados, especialmente cebolas, aos quais se adicionam coentro, vinagre e muito azeite doce e, principalmente, muita pimenta murupi e pimenta doce, além de muito amor pela culinária manauara), delicioso, sem-igual, realmente, um Alimento dos Deuses de Homero Beocianato.

Meus Amigos e Amigas do Futuro! Neste final de Novembro de 2001, e, por agora, terminando de digitar este meu missivo, estarei, aqui (espero que por um bom tempo!), passando-lhes os meus Segredinhos da Incomparável Cozinha de Minas Gerais e, também, de outros Estados Federativos do Brasil Varonil e do Mundo Rotundo, para que, aí, no Futuro Sem-Muro (já sabendo de ante-mão que Vocês estarão vivendo um Mundo Brasileiro de Farturas Sem-Fim), Vocês possam conhecer a Arte de Cozinhar de meu Tempo Histórico (a mania que se instalou por acá, neste Primeiro Anno do Século XXI – Terceiro Milênio, um Século Pré-Anunciador de Guerras, Crianças Desnutridas e Fome Implacável, na maior parte do Planeta Terra).

Recebam, Homens e Mulheres do Futuro Brasileiro Sem-Muro, o meu afeto incondicional e um imenso, amplo e carinhoso abraço transtemporal.


ODISSÉIA MARIA, filha de Antônio Aquileu Pelides Papai e Jane de Brises Mamãe, descendentes de Imortais Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas de Minas Gerais, uma região incrivelmente mágica situada na parte Leste do Brasil Varonil.


P.S.: Junto a esta Cartinha escrita em Novembro do Anno de 2001, envio-lhes a deliciosa receita do famoso Chouriço Mineiro (de Minas Gerais-Brasil) para as Incomparáveis e Inesquecíveis Festanças Roceiras das Noites Brasileiras Domingueiras de Novembro de 2010 e Seguintes.


(Passo-lhes a receita que herdei de minha mãe Jane Briseides Mamãe (filha de Emilianno de Brises, O Grande Caçador da Zona da Mata Mineira, descendente ― o Emilianno ― de Valerosos Caçadores de Porco-do-Mato, um animal feroz de paladar sem-igual, antigamente (o porco-do-mato, evidentemente), um habitante das matas do Grande Sertão de Minas Gerais)


CHOURIÇO MINEIRO

Ingredientes:
2k de sangue de porco (se você for morador da Cidade, compre em Matadouros particulares)
½k de redenho (uma espécie de véu de gordura, todo rendado: invólucro dos rins do porco)
200g de toucinho fresco ou de fumeiro (moído em máquina de moer carne)
1k de tripa de porco grossa (bem lavada, esfregada com fubá, para retirar todo o limo e cheiro desagradável)
Cebola (bem picadinha ou ralada)
Alho
Pimenta malagueta amassada
Pimenta-do-reino em grãos (amassada ou triturada em aparelho próprio)
Salsa (picada)
Cebolinha (picada)
Sal


Modo de fazer:
1o) Em uma vasilha, misture o sangue, o redenho, o toucinho moído e os temperos. Desmanche bem os pedaços de sangue coagulados. Amarre, com um barbante resistente, uma das extremidades de um pedaço de tripa. Na outra extremidade, encaixe um funil, para colocar o sangue temperado. Use uma canequinha ou xícara pequena para colocar o sangue na tripa. Não encha muito a tripa, deixe-a meio mole, pois, com o cozimento, poderá estourar e derramar todo o sangue, invalidando o trabalho da cozinheira. Depois de encher a tripa com o sangue temperado, amarre bem a outra extremidade. Repita a operação, com outros pedaços de tripa, até acabar todo o sangue temperado.

2o) Em uma panela cheia de água fria, coloque os chouriços e leve-os ao fogo. Deixe a água ferver. Depois de alguns minutos de fervura, fure os chouriços com um palito, para ver se já estão cozidos. Se não brotar água, ao furá-los com o palito, os chouriços estarão no ponto certo de cozimento. Retire-os da panela e, em seguida, frite-os. Deixe-os resguardados (cobertos totalmente) no próprio óleo (ou gordura de porco) em que foram fritos. Para serem consumidos posteriormente, reesquente-os em uma frigideira funda.

Nenhum comentário: