NEUZA MACHADO
DE VOLTA PARA O FUTURO: OS SEGREDOS DE CULINÁRIA DE ODISSÉIA MARIA
NEUZA MACHADO
Meus Amigos e Amigas do Futuro! Hoje mudarei o rumo do meu missivo. Quero enviar-lhes outros assuntos. Não falarei de Guerras e, muito menos, de tristezas. O motivo desta decisão se encontra em meu Mapa Astrológico. Descobri que o Mistério do Futuro me fascina e possuo, graças ao meu Sol em Sagitário (três graus) e Ascendente em Escorpião (21 graus), a faculdade de conversar com Vocês através de Cartinhas. Descobri, também, que, até este preciso momento, ainda não lhes falei de mim. Sou fanática por Oragos Astrais e Culinárias Exóticas. Além disso, gosto de escrever textos reais ou insólitos e não sei lidar com imposições que limitem meus (corretos) procedimentos existenciais. Por uma grande sorte do destino ― os sagitarianos sempre se acham proprietários da Sorte Benfazeja, não aceitarão nunca a tal sorte malfazeja ―, nasci em Minas Gerais, um lugar fora do comum, e, ali, aprendi a Arte de Cozinhar. Por isto, quero que conheçam os Segredos Culinários das Cozinheiras-Matriarcas Mineiras.
Meus Amigos e Amigas do Futuro! Neste final de Novembro de 2001, e, por agora, terminando de digitar este meu missivo, estarei, aqui (espero que por um bom tempo!), passando-lhes os meus Segredinhos da Incomparável Cozinha de Minas Gerais e, também, de outros Estados Federativos do Brasil Varonil e do Mundo Rotundo, para que, aí, no Futuro Sem-Muro (já sabendo de ante-mão que Vocês estarão vivendo um Mundo Brasileiro de Farturas Sem-Fim), Vocês possam conhecer a Arte de Cozinhar de meu Tempo Histórico (a mania que se instalou por acá, neste Primeiro Anno do Século XXI, um Século Pré-Anunciador de Guerras, Crianças Desnutridas e Fome Implacável, na maior parte do Planeta Terra).
Recebam, Homens e Mulheres do Futuro Brasileiro Sem-Muro do Terceiro Milênio Seguro, o meu afeto incondicional e um imenso, amplo e carinhoso abraço transtemporal.
ODISSÉIA MARIA, filha de Antônio Aquileu Pelides Papai e Jane de Brises Mamãe, descendentes de Imortais Caçadores de Onças Pintadas e Jaguatiricas Noturnas de Minas Gerais, uma região incrivelmente mágica situada na parte Leste do Brasil Varonil.
P.S.: Junto a esta Cartinha escrita em Novembro do Anno de 2001, envio-lhes duas deliciosas receitas de Minas Gerais-Brasil para os Futuros Lanches Inesquecíveis das Tardes de Novembro de 2010. Experimentem! São receitas fáceis! Tenho plena convicção que Vocês vão apreciar!
BOLINHOS DE FUBÁ À MODA DE MINAS GERAIS-BRASIL
Ingredientes:
½ k de fubá
½ xícara (das de chá) de polvilho azedo
100g de manteiga
3 ovos
3 xícaras (das de chá) de leite fervendo
1 colher (das de chá) de sal
1 colher (das de sopa) de erva-doce
Modo de fazer:
Misture o fubá com o leite fervendo. Deixe esfriar. Depois, acrescente os outros ingredientes. Misture bem. Frite os bolinhos (colheradas) em óleo quente.
CAFÉ-COM-LEITE À MODA MINEIRA
Ingredientes:
1 litro de leite (fervendo)
½ litro de café preto (feito na hora)
Açúcar (o suficiente para adoçar o café-com-leite)
Canela em pau (ou cravo-da-índia)
Modo de fazer:
1o) Faça o café preto (do jeito tradicional) e reserve. Ferva o leite e reserve.
2o) Em uma panela de alumínio, doure o açúcar (ponto de melado grosso). Acrescente o leite quente, o café preto e a canela (em pedaços pequenos). Permaneça com o líquido no fogo até dissolver o açúcar queimado (dourado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário