Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

sábado, 4 de dezembro de 2010

FAROFA TROPICÃO: UMA DELÍCIA DO SERTÃO

NEUZA MACHADO



FAROFA TROPICÃO: UMA DELÍCIA DO SERTÃO

NEUZA MACHADO


Para um almoço à mineira
Com muito arroz e feijão
Farofa não falta não.
Assim, pois não! Por que não?,
A Odisséia Blogueira
No momento, Cozinheira
De Quitutes do Sertão,
Ensinará, mui ligeira!,
Ao Leitor da Ocasião,
A deliciosa maneira
De tropeçar no panelão
Da saborosa refeição
De comida pioneira:
A Farofa Tropicão.


FAROFA TROPICÃO

Ingredientes:

½k de farinha de mandioca crua (ou mais)
1 xícara (das de chá) de óleo de milho
200g de linguiça de porco fina
200g de linguiça calabresa
2 paios
100g de toucinho de fumeiro cortado em pedacinhos
carne cozida (sobras)
3 ovos
1 pimentão verde (cortado em pedaços pequenos)
1 pimentão vermelho (cortado em pedaços pequenos)
1 colher (das de sopa) de manteiga mineira
3 dentes de alho (triturados ou socados)
1 cebola média (cortada em pedacinhos pequenos)
sal (o suficiente para temperar a farofa)
azeitonas
salsa cortada bem fininha (bastante)

Modo de fazer:

Primeira etapa: Em uma panela ou frigideira funda, esquente as sobras de carne (por favor, com a borra da carne; não jogue fora a borra e o óleo em que foi feita a carne). Reserve.

Segunda etapa: Em outra panela, coloque o óleo de milho (1 xícara de óleo), deixe esquentar e, logo a seguir, frite os tropicões (o toucinho de fumeiro cortado em pedacinhos, a linguiça de porco cortada em pedaços pequenos, a linguiça calabresa cortada em pedaços pequenos, e o paio cortado em pedaços pequenos). Com uma escumadeira, retire os tropicões da panela e coloque-os na outra panela da carne cozida.

Terceira etapa: No óleo da fritura das linguiças e do toucinho de fumeiro, que ficou no fundo da segunda panela (todo o óleo), refogue os temperos (o alho e a cebola); logo a seguir, acrescente os pimentões (refogando-os rapidamente) e desmanche os ovos no meio dos temperos refogados. Acrescente a colher de manteiga mineira aos temperos, as azeitonas e a salsa picadinha.

Quarta etapa: Coloque novamente no fogo a carne (com a borra e o óleo; não jogue fora a borra). Acrescente a segunda mistura (os tropicões com os ovos mexidos, etc.). Prove o sal (a farofa não pode ficar muito salgada). Por último, na mistura oleosa da panela (tropicões e companhia), coloque a farinha de mandioca aos poucos (½ quilo ou mais), mexendo sempre com uma colher-de-pau até que a farofa alcance o ponto certo (não seca demais, não muito molhada).

Se a Cozinheira quiser incrementar ainda mais a Farofa, é só acrescentar outros tropicões (salsicha, presunto, frango desfiado, couve, carne de porco cozida, banana, etc.).

Nenhum comentário: