Para um almoço à mineira Com muito arroz e feijão Farofa não falta não. Assim, pois não! Por que não?, A Odisséia Blogueira No momento, Cozinheira De Quitutes do Sertão, Ensinará, mui ligeira!, Ao Leitor da Ocasião, A deliciosa maneira De tropeçar no panelão Da saborosa refeição De comida pioneira: A Farofa Tropicão.
FAROFA TROPICÃO
Ingredientes:
½k de farinha de mandioca crua (ou mais) 1 xícara (das de chá) de óleo de milho 200g de linguiça de porco fina 200g de linguiça calabresa 2 paios 100g de toucinho de fumeiro cortado em pedacinhos carne cozida (sobras) 3 ovos 1 pimentão verde (cortado em pedaços pequenos) 1 pimentão vermelho (cortado em pedaços pequenos) 1 colher (das de sopa) de manteiga mineira 3 dentes de alho (triturados ou socados) 1 cebola média (cortada em pedacinhos pequenos) sal (o suficiente para temperar a farofa) azeitonas salsa cortada bem fininha (bastante)
Mododefazer:
Primeira etapa: Em uma panela ou frigideira funda, esquente as sobras de carne (por favor, com a borra da carne; não jogue fora a borra e o óleo em que foi feita a carne). Reserve.
Segunda etapa: Em outra panela, coloque o óleo de milho (1 xícara de óleo), deixe esquentar e, logo a seguir, frite os tropicões (o toucinho de fumeiro cortado em pedacinhos, a linguiça de porco cortada em pedaços pequenos, a linguiça calabresa cortada em pedaços pequenos, e o paio cortado em pedaços pequenos). Com uma escumadeira, retire os tropicões da panela e coloque-os na outra panela da carne cozida.
Terceira etapa: No óleo da fritura das linguiças e do toucinho de fumeiro, que ficou no fundo da segunda panela (todo o óleo), refogue os temperos (o alho e a cebola); logo a seguir, acrescente os pimentões (refogando-os rapidamente) e desmanche os ovos no meio dos temperos refogados. Acrescente a colher de manteiga mineira aos temperos, as azeitonas e a salsa picadinha.
Quarta etapa: Coloque novamente no fogo a carne (com a borra e o óleo; não jogue fora a borra). Acrescente a segunda mistura (os tropicões com os ovos mexidos, etc.). Prove o sal (a farofa não pode ficar muito salgada). Por último, na mistura oleosa da panela (tropicões e companhia), coloque a farinha de mandioca aos poucos (½ quilo ou mais), mexendo sempre com uma colher-de-pau até que a farofa alcance o ponto certo (não seca demais, não muito molhada).
Se a Cozinheira quiser incrementar ainda mais a Farofa, é só acrescentar outros tropicões (salsicha, presunto, frango desfiado, couve, carne de porco cozida, banana, etc.).
Chuva do mar
-
Chuva do mar AGRIPA VASCONCELOS Quando Raquel casou, naquela tarde mansa,
Vi desfeito de vez meu sonho de criança... Um desespero atroz meu ser
avassalou !...
COROA DE ADVENTO DE AMIGOS
-
Neste Natal, desejo
fazer do meu coração uma Coroa de Advento
e nela colocar, em vez de velas, fitas e ramos,
as memórias dos meus amigos.
Alguns, dista...
Por que os protestos da direita desapareceram?
-
Muitas pessoas, principalmente as posicionadas no campo progressista, têm
se perguntado por que as forças sociais que foram às ruas em 2015 e 2016
protes...
É Natal!
-
Nesse blog costumo colocar apenas textos feitos por mim, mas hoje, já quase
nas barbas do Natal, relembro de uma música de minha infância, quando
assistia ...
Marianne Mallemont
-
*Sonora Alegria*
Efigenia Coutinho (Mallemont)
Para minha amada filha
Marianne Mallemont
Que está suprema Alegria que minh'Alma
Se envaide...
Nenhum comentário:
Postar um comentário