Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TORTA FOLHADA COM CREME DE CHOCOLATE PARA O ANIVERSÁRIO DA SENHORA DILMA ROUSSEFF

NEUZA MACHADO



TORTA FOLHADA COM CREME DE CHOCOLATE PARA O ANIVERSÁRIO DA SENHORA DILMA ROUSSEFF

NEUZA MACHADO


Para o Chefe-Confeiteiro
Do Palácio da Alvorada,
Que hoje está muito ordeiro
A preparar Festa Dourada
Em homenagem à Presidente

De nossa Nação Muito Amada,
A Senhora Dilma Rousseff,
Aniversariante Admirada,
Que estará sempre presente
A continuar a Empreitada
De Nosso Luís Boa Gente
Da Presidência Passada,
Então, esta Odisséia Cozinheira
De Confeitaria Mineira
Envia, à Homenageada,
Por ser Confeiteira-Blogueira,
Uma Receita de Quilate
De Torta de Massa Folhada,
Uma Receita Aquilatada,
Ricamente Recheada
Com Creme de Chocolate.


TORTA DE MASSA FOLHADA COM CREME DE CHOCOLATE

Ingredientes da Massa Folhada:

200g de farinha de trigo
200g de manteiga mineira
Água morna (o suficiente para a consistência da massa)
sal (o suficiente para temperar a massa)

Modo de fazer a Massa Folhada:

Em uma tigela funda, coloque 150g da farinha, uma pitada de sal e a água morna (aos pouquinhos). Misture bem (para obter uma massa de consistência média).

Misture a farinha restante (50g) com a manteiga (reserve um pouco para untar a assadeira) e dê à mistura o formato de um tijolinho.

Abra a primeira massa com um rolo, dê-lhe formato retangular e coloque o tijolinho da outra massa no centro. Embrulhe e passe o rolo, apertando ligeiramente, de modo a obter um novo retângulo de cerca de 1 cm de espessura. Dobre novamente os dois lados opostos para o centro, fazendo com que se ajustem.

Torne a dobrar a massa como um livro. Embrulhe-a em um pedaço de papel impermeável e deixe por meia hora no refrigerador (coloque-a na parte menos fria).

Depois da meia hora, trabalhe-a normalmente, conforme já foi descrito. Repita a operação mais três vezes, deixando sempre que a massa descanse no refrigerador entre uma operação e outra.

Abra-a então num retângulo ou quadrado que preferir e, com uma carretilha, recorte uma espécie de moldura de 2 cm de largura, em toda a volta. Dobre em livro a massa restante e abra-a novamente num retângulo com as dimensões da moldura (tendo em conta os lados externos). Coloque esse retângulo de massa numa assadeira previamente untada com manteiga mineira e polvilhada com farinha de trigo. Arrume a moldura da massa sobre o retângulo, fazendo com que a mesma adira sem romper-se.

Leve então ao forno moderado e retire quando começar a corar. Desenforme e deixe esfriar.


Ingrediente para o recheio:

150g de açúcar
5 ovos
1 tablete de chocolate de cobertura (em barra)
1 lata de abacaxi em calda
gotas de essência de baunilha
amarettos
½ litro de leite
licor de cerejas

Modo de fazer o Recheio:

Escorra as fatias de abacaxi. Arrume-as em um prato, polvilhando-as com 1 colher (das de sopa) de açúcar e regue-as com um pouco de licor. Deixe-as a macerar.

Soque alguns amarettos (6 a 8 amarettos), reduzindo-os a farinha.

Ferva o leite e junte algumas gotas de essência de baunilha.

Bata 3 gemas e 2 ovos com o resto do açúcar. Quando a mistura estiver crescida e cremosa, acrescente pouco a pouco o leite quente. Leve a mistura ao fogo moderado em banho-maria. Mexa até que a superfície da colher de pau se cubra de um creme mais ou menos denso. Não deixe ferver. Esfrie o creme e leve-o ao refrigerador.

Coloque a massa folhada sobre um belo prato retangular. No fundo, espalhe os amarettos moídos. Divida o creme em duas partes e, numa delas, misture o chocolate ralado. Despeje, no interior do retângulo, primeiro o creme amarelo e depois o de chocolate. Cubra com as fatias de abacaxi (já escorridas).

Se o Cozinheiro-Confeiteiro quiser, poderá terminar a decoração com um pouco de creme amarelo ou chantilly, espalhando por cima cerejas em calda.


Senhora Dilma Rousseff, hoje, dia de seu aniversário, estou aqui, em um cantinho da Cidade do Rio de Janeiro, pedindo a Deus que derrame sobre a Senhora suas bênçãos e que lhe ofereça muitas alegrias em sua atuação como Presidenta do Brasil. Abraços e felicidades!

Nenhum comentário: