Quer se comunicar com a gente? Entre em contato pelo e-mail neumac@oi.com.br. E aproveite para visitar nossos outros blogs, "Neuza Machado 1", "Neuza Machado 2" e "Neuza Machado - Letras".

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ROCAMBOLE DE VERDURA QUE É PURA GOSTOSURA

NEUZA MACHADO


ROCAMBOLE DE VERDURA QUE É PURA GOSTOSURA

NEUZA MACHADO


Hoje, Sacudindo a Cachola
Do Pensar, Pura Marola
De Vagalhões do Passado!,
Para Lembrar-me, Segura!,
De Uma Receita à Altura
Do Internauta Antenado,
Oh! Surpresa! Oh! Figura
De Bell Passada Escritura!,
Lembrei-me, Com Mui Agrado!
De Um Prato Chinês, Guardado
Em Livro de Gostosura,
O Manjar, Mui Delicado!,
De Cozinheiro Afamado:
O Rocambole de Verdura.


ROCAMBOLE DE VERDURA QUE É PURA GOSTOSURA

Ingredientes:

½ k de folhas de espinafre
100 g de presunto moído (ou mortadela moída)
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de pura manteiga
30 g de farinha de trigo
6 ovos
1 xícara (das de chá) de leite quente
sal (o suficiente para temperar os ovos e a massa)


Modo de Fazer:

Lave e cozinhe as folhas de espinafre. Depois de cozidas, escorra-as e aperte-as bem. Em seguida, reduza-as a um purê, batendo-as manualmente com uma faca (evite o liquidificador).

Leve ao fogo uma panela de alumínio e derreta nela 50 g de manteiga. Junte a farinha, uma pitada de sal e o leite quente, mexendo sempre, sem parar de mexer, Deixe o creme (molho branco) a ferver por alguns minutos. Retire a panela do fogo. Reserve.

À parte, bata 4 (quatro) ovos e tempere-os com sal a gosto. Na mesma vasilha, acrescente o purê de espinafre e a metade do queijo parmesão ralado.

Leve uma frigideira ao fogo e coloque nela um pouco de manteiga (25 g) para derreter. Quando a manteiga estiver bem quente (sem queimar, por favor!), despeje na frigideira a mistura de ovos com o purê de espinafre. Frite os dois lados da mistura como se fosse uma fritada de ovos. Depois de fritar os dois lados da mistura de ovos, deposite a fritura sobre um guardanapo de pano molhado e bem torcido (para retirar o excesso de água do guardanapo molhado). Espalhe por cima da fritada de ovos com purê de espinafre a metade do creme de molho branco (que ficou reservado para tal fim).

Em um prato, à parte, bata os dois ovos restantes com uma pitada de sal. Adicione o queijo parmesão que sobrou. Prove o sal (não deixe a mistura salgada, por favor!). Coloque o restante da manteiga (25 g) em uma frigideira, leve-a ao fogo para esquentar, e despeje nela a mistura de ovos (para fazer uma outra fritada). Logo que a segunda fritada estiver pronta, coloque-a em um prato raso e espalhe por cima o creme de molho branco restante e o presunto moído (ou mortadela moída). Enrole a fritada em formato de charuto e coloque-a sobre a primeira fritada, anteriormente besuntada com o molho branco.

Com o auxílio do guardanapo úmido, enrole as diversas camadas como se fosse um rocambole. Embrulhe o Rocambole de Verdura em papel-alumínio e conserve-o no refrigerador até a hora de servi-lo. Para que o Rocambole de Verdura brilhe em sua mesa, pois será muito elogiado por seus convidados, corte-o em fatias e coloque-o artisticamente em uma bonita travessa.

Sirva o Rocambole de Verdura, Presunto e Fritada de Ovos com Arroz Branco e Salada Verde À Moda Chinesa.

Nenhum comentário: